IFAP Programa Mulheres Mil abre inscrições para novos cursos na Zona Norte de Macapá Até 27/03/2014

banner

Detalhes
Escrito por Jefferson de Souza Souza
Categoria: Noticias

Programa Mulheres Mil abre inscrições para novos cursos na Zona Norte de Macapá          

Nesta segunda-feira (24/3) o Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-reitoria de Extensão, abriu inscrições para cursos do Programa Mulheres Mil que serão realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de Macapá (Semast) e Caritas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Norte da capital. São ofertadas 200 vagas em seis cursos: Confeccionador de bijuterias, Artesão de biojóias, Horticultor orgânico, Pedreiro de alvenaria, Agente de desenvolvimento de cooperativista e Cobrador de ônibus coletivo urbano.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 deste mês no Salão Paroquial Nossa Senhora de Nazaré, localizado na avenida Coqueiro, n° 401, bairro Brasil Novo. As aulas do Programa Mulheres Mil estão previstas para se iniciar no dia 15 de abril com turmas no horário da manhã e da tarde no mesmo local.

 

De acordo com o Coordenador Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) do Ifap, Gil Constâncio Rodrigues, o Programa Mulheres Mil é “uma tentativa de tirar mulheres que se encontram em risco social através da qualificação com cursos, com oficinas, com palestras e de um acompanhamento social e psicológico”.

Segundo ele, o Programa Mulheres Mil oportunizando as alunas “um caminho de trabalho, seja através de um emprego formal, seja através de atividades autônomas”, desta forma, possibilitando que estas mulheres saiam da situação de vulnerabilidade social através da formação profissional adquirida.

Na tarde da última sexta-feira (21/3) a equipe coordenadora do Programa Mulheres Mil realizou uma palestra de apresentação para mulheres interessadas em ingressar em um dos novos cursos. A palestra motivadora e a apresentação do Programa ajudaram a esclarecer as dúvidas da comunidade presente.

De acordo com o Pároco da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, padre Estevam Bertonni, “a comunidade quando teve a oportunidade de conhecer este projeto gostou muito porque ajuda mulheres, principalmente de famílias carentes, a mudar a própria situação de vida”.

Para o sacerdote, a expectativa é que as mulheres possam melhorar a própria qualidade de vida não só no aspecto econômico, mas também nas perspectivas de vida e nas relações com as outras pessoas.

Presente na palestra de apresentação e sensibilização, a dona de casa Marceline Barbosa, 24 anos, vê com expectativa a possibilidade de participar de um dos novos cursos. Segundo ela, “esta é uma oportunidade única para buscar uma qualificação e avançar nos estudos, pois com certeza vai me abrir portas para o mercado de trabalho”.

Para Marceline, a possibilidade de iniciar um curso próximo de casa e com a certificação do Pronatec do Instituto Federal é uma das motivações para concorrer à vaga para um dos cursos. “Moro aqui no Brasil Novo e todo o curso vou poder fazer pertinho de casa, receber um certificado e ter um ótimo ensino” declarou.

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré é parceira do Pronatec/Ifap desde 2013 quando cursos foram ofertados a menores infratores em comunidades localizadas na área da paróquia através da intermediação da Caritas e da Fundação da Criança e Adolescente (Fcria).

O Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável– instituído pela Portaria Nº 1.015, de 21 de Julho de 2011, está inserido no Plano Brasil Sem Miséria e integra o conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Cursos

Agente de desenvolvimento cooperativista

Perfil Profissional: Atua no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidades locais, buscando os melhores resultados. Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto.

Artesão de biojoias

Perfil Profissional: Realiza processos de transformação e construção de peças artesanais com sementes e outras matérias-primas da natureza, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto.

Cobrador de ônibus coletivo urbano

Perfil Profissional: Executa a cobrança de passagens em veículos. Administra valores. Atende clientes fornecendo informações e sanando dúvidas. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo.

Confeccionador de bijuterias

Perfil Profissional: Realiza montagem, finalização e acabamento de bijuterias. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Horticultor orgânico

Perfil Profissional: Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para o plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto

Pedreiro de alvenaria

Perfil Profissional: Executa trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis, no que se refere a alvenaria de tijolos, pedras de cantaria, blocos e concreto, contra pisos, revestimentos de pisos e paredes em geral, monta painéis de alvenaria pré-fabricados ou convencionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I incompleto

 

Por Jefferson Souza, bolsista do Pronatec

Assessoria de Comunicação

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

E-mail: ascom@ifap.edu.br

Twitter: @ifap_oficial

Facebook: /institutofederaldoamapa

Print Friendly, PDF & Email